quarta-feira, 27 de junho de 2007

Rodada "Doa"

Há cerca de uma semana, uma seção da rodada "Doha" foi paralisada. A rodada Doha, que é realizada desde 2001 pela OMC(Organização Mundial do Comércio) em busca de um melhor relacionamento entre os países no comércio, estava colocando em debate os subsídeos agrícolas usados pelos países desenvolvidos.

De um lado, o G20, liderado pelo Brasil. De outro, o G4, composto pelas potênciais econômicas mundiais.
Enquanto os gigantes querem a diminuição das taxas alfandegárias impostas pelos países emergentes, estes querem o fim das ajudas de custos que os trabalhadores agrícolas recebem de seus governos.

No meio da seção, o brasileiro Celso Amorim e o indiano Kamal Nath se levantaram e abandonaram a sala.
O chanceler brasileiro, Celso Amorim, declarou à imprensa que os dois países consideram "inútil" prosseguir com o diálogo sobre um novo acordo na OMC . "Era inútil prosseguir com as negociações levando em conta o que havia sobre a mesa"


Certos estão Amorim e Nath! Os grandes não dão o braço a torcer nesta questão, porque nós daríamos? Bush disse que Brasil e Índia estacionaram o comércio no mundo com essa atitude.
Talvez diminuir os subsídeos fosse o que engataria a marcha nos comércios novamente!

Bush ainda disse que se a rodada Doha não continuar até o fim do ano, vai ficar difícil de ter prosseguimento no futuro. Claro, até 2008 ele tem carta branca para fazer qualquer negócio sem a aprovação de "seu" congresso. Mas a partir do ano que vem, qualquer tratado comercial terá quer passar pelo congresso!
E temos que lembrar que ele tem minoria no congresso americano...

Um comentário:

Rodrigo Fuga disse...

com os subsidios agricolas das potencias, o preço dos nossos produtos caem e acabamos "perdendo" dinheiro. muito bom gui.

;*