quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Brasil, um país de tolos

No senado federal, os 81 senadores votaram a favor ou contra a cassação de Renan Calheiros(PMDB-AL). A confusão já começa aí. Dos 81 senadores, seis se abstiveram da votação, o que teoriacmente decidiu o destino de Renan, já que a votação terminou 40 votos contra e 35 a favor de tirar o mandato.

perdão, a confusão não começou aí. A confusão começou antes do início da votação, quando um grupo de 13 deputados acreditavam que uma liminar conseguida junto ao STF, o colocariam para dentro da casa, até então lacrada aos senadores. Depois de 10minutos de pancadaria, os deputados puderam assitir a seção.

Mas a confusão também não começou aí. Começou quando foi aprovado o voto secreto para as votações. Uma pesquisa da Folha de S. Paulo, um dia antes da votação, dava 43 votos a favor da cassação do mandato de Renan. Estranho, o resultado foi 40x35. Realmente estranho.

Quem foi o "culpado" pelo arquivamento? Os pesedebistas colocam a culpa nos petistas, e vice verça. Mais uma confusão, ninguém assume nada.

Mas o mais estranho de tudo foi a declaração de Renan no dia seguinte da votação, dizendo que o voto dele foi uma das seis abstenções. Pior, disse que o resultado foi uma "vitória da democracia".

Voto secreto, deputados com liminar para entrar, uma pesquisa feita antes dando vitória maiuscula pela cassação...Tinha tudo para acabar em pizza! E foi o que aconteceu...

Nenhum comentário: