sábado, 27 de outubro de 2007

O que os brasileiros guardam?

O filme Tropa de Elite, do diretor José Padilha, apareceu no mês passado nas ruas do Brasil inteiro sendo comercializado ilegalmente visto dessa maneira por mais de 11 milhões de pessoas.
Aí, o filme estreou nos cinemas, foi capa de todas as revistas semanais, alvo de discussões em bares, ganhou páginas e páginas nos jornais além de piadas com o rigorossísimo treinamento do BOPE, Batalhão de Operações Especiais.

Agora, a "tropa de elitemania" está diminuindo, e tende a sumir até o início do ano que vem, assim como aconteceu com Central do Brasil, Cidade de Deus e outros filmes nacionais recentes.
É impressionante a capacidade do brasileiro esquecer um fato depois desde ter sido um "boom". Em todas as áreas, a população brasileira, se assusta, se empolga, se admira ou se decepciona, e passado um tempo o que aconteceu é esquecido.

Vê-se o brutal assassinato do menino João Helio, em fevereiro. Muitos nem lembram que ele foi arrastado quilômetros preso pelo cinto de segurança no Rio de Janeiro. Na época, comoção nacional, homenagens, passetas. Passados alguns meses, entrou no esquecimento.

No esporte, atletas empolgam a população 30 dias em quatro anos. São os 15 dias do Pan e o s 15 dias das olmpíadas. Depois da medalha olímpia, nosso heróis vivem dois meses de "rei" mas logo são esquecidos pelos cartolas, patrocinadores, torcedores...

Na política, os eleitores se decepcionam com algumas atitudes de seus canditados, que roubam milhões e milhões do bolso do povo, e passados alguns anos reelegem os mesmo canálias.

Na religião, o bispo Edir Macedo já foi filmado tirando onda com os milhões dados pelos fiéis para a instituição. O video apareceu no Jornal Nacional, programa com maior audiência da televisão brasileiro, e o número de seguidores da Igreja Universal do Reino de Deus continua aumentando.

O filme tropa de elite vai sair da cabeça dos brasileiros, assim como as roubalheiras dos políticos, as conquistas dos esportes armadores, a currupção na Igreja...Esquecem fatos em diversos campos de discussões mas a pergunta que não quer calar é:
E o que fica na cabeça dos brasileiros?
A resposta é Cicarelli na praia com o namorado!!!

Nenhum comentário: