quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Pacividade sul-americana

A América do Sul é a região que, proporcionalmente ao seu território, é a mais desmilitarizada do mundo! Seus quase 18 mil quilômetros quadrados são divididos em 12 países mais a Guiana Francesa, posse ultra-marina da França.

Ultimamente, as tensões no sub-continente vem aumentando. Mesmo com a esquerda-populista liderando a maioria dos países, as divergências políticas estão cada vez maiores principalmente entre os aliados Hugo Chavez e Evo Morales com outros membros do continente.

Hugo chamou o presidente colombiano Alvaro Uribe de Mentiroso, depois de Alvaro ter cancelado o envolvimento de seu vizinho na retirada de reféns da Farc. O aumento da tensão entre os dois países culminou com Chávez anunciando o fim de 'todo tipo de relação diplomática' com o país vizinho.

O país de Nelson Uribe está envolvido também num pequeno confronto com os equatorianos na região da fronteira. Equador reclama da fumigação indiscriminada de herbicidas feita pelos colombianos para destruir plantações de coca na fronteira. Quito alega que o veneno é levado pelo vento para o lado equatoriano. Em dezembro de 2006, o país retirou seu embaixador de Bogotá. Em março, soldados dos dois países trocaram tiros na selva. Dois militares equatorianos morreram.

Na Bolívia, Evo lembrou guerras com Peru e Chile no século XIX pela região do deserto do Atacama, local rico em minério e está criando um esperito revanchista. Peru e Chile, também lembrando guerras antigas, hoje brigam por mais águas, donde brotam uma quantidade enorme de peixes, importante para as economias dos dois países.

Isso sem contar o rápido crescimento militar venezuelano, com aumento de investimentos...

Agora dizer que a América do Sul está prestes a explodir é um exagero completo, vendo que as relações não estão a ponto de termos conflitos militares! Não seria proveitoso economicamente nem para Venezuela nem para Bolivia entrarem num confronto armado com os demais países principalmente pelo fato de Evo e Chavez ainda lutarem contra oposições em seus países...

A mídia que está esquentando a América do Sul terá que esperar para ver essa guerra que querem...

Nenhum comentário: