sábado, 5 de janeiro de 2008

Vitória do terrorismo

O tradicional Raly Dakar, realizado sempre no inicio do ano desde 1979, não terá sua edição de 2008 por razões de segurança.
E não são as razões "esportivas" que já levaram a morte de 47 pessoas, entre pilotos e torcedores, desde sua primeira edição.
A razão é atual tensão politica internacional e o assassinato de quatro turistas franceses na Mauritânia na semana passada, em crime atribuído à rede Al Qaeda.
O comunicado diz que "houve ameaças diretas lançadas contra a corrida por organizações terroristas" e que, por conta disso, os organizadores não podiam tomar "nenhuma outra atitude a não ser cancelar o evento".

Participariam do evento 214 carros, 272 motos e 102 caminhões, mais os carros de apoio. O cancelamento causa um prejuízo bilionário - só com o custo do equipamento - além de prejuízos com a publicidade. O prejuizo chega a R$ 129 milhões para a empresa responsável pela realização do evento.

Uma vitória do terrorismo.
Não se discute que a edição realmente não poderia acontecer, afinal a segurança de todos os envolvidos no evento fica acima de trudo, mas a que ponto chegamos?
O raly sofre ameaças terroristas desde 1997, e nenhuma atitude foi tomada a não ser cancerlar uma ou outra etapa ou mudar tragetos e colocar os carros competidores em comboios. Ao todo foram seis edições que sofreram modificações nos últimos 10 anos, incluindo o ano passado, quando a prova recebeu um comunicado de ameaça da própria Al Qaeda e teve o cancelamento de duas etapas.

O terrorismo foi engolindo o raly até este ano quando conseguiu ingerir as últimas partes que faltavam. Envolvido no esporte, e aumentando seu poder de amendrontar grandes eventos, se nada for feito em algum tempo campeonatos de maiores proporções mundiais serão ameaçados e obrigados a serem cancelados...

Lembramos que a Copa do Mundo de 2014 será no Brasil, que ainda vive a expectativa de sediar os Jogos olímpicos de 2016...

Nenhum comentário: