domingo, 23 de dezembro de 2007

183 milhões em ação rumo a 2008

De acordo com o IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisticas), somos 183 milhões de habitantes, a maioria mulheres e vivendo na região sudeste, seguido pelo nordeste.

A populãção cresceu 8,4% desde 2000, numa média de 1,21% ao ano. Um crescimento vegetativo baixo, levando a se pensar numa estabilização da população antes do imaginado, nos próximos 20 anos!

Uma população que vê o país lentamente indo para a frente, comemorando um crescimento da economia de 5% no ano. Ainda baixo, mas muito maior do que a quase estagnação vivida desde o início do plano Real.

Vê 20 milhões de pessoas migrando das classes D e E para a classe C, segundo o datafolha, número que deixou a classe média ainda maior no Brasil, e apesar de eternamente desunida, já é quase metade do eleitorado do país.

Eleitorado este que terá que escolher em 2008 os novos prefeitos e vereadores de suas cidades. Eleitorado que, também, não terá a opção de votar no atual presidente Luis Inácio Lula da Silva que desmentiu qualquer boato de uma possível imenda na constituição para aprovar seu terceiro mandato. Mais uma vitória da democracia, que ainda engatinhando em nosso território, cresce cada vez mais!

O Indice de Desenvolvimento Humano, calculado pela ONU, mostrou que o Brasil finalmente chegou ao 0,8, nota atribuida a países de alto padrão. Ainda somos o 70º do mundo, caimos uma posição, mas aumentamos gradativamente nossos resultados.

A população comemorou ainda a escolha de FIFA para a realização da copa no Brasil. Comemorou em partes pois muitos ainda duvidam da capacidade do país de realizar um evento que necessita de tanta organização. Eu não duvido e sei que apesar de problemas, a copa será um sucesso, assim como foi o Pan(em menores proporções, claro) e uma possível realização de uma olímpiada no Brasil em 2016.

Que o Brasil ainda é assombrado por políticos corruptos todos sabem! Que os céus brasileiros estão tão perigosos quanto andar nos morros do Rio de Janeiro todos concordam! Que o Brasil ainda está atras de países como Costa Rica no IDH os números provam! Que o desemprego, apesar de estar caindo, ainda é enorme e que a miséria ainda assola o país, principalmente as regiões norte-nordeste, ninguém duvida! Mas um passo de cada vez...
Há muito o que se fazer, muito já foi feito, mas poderia estar melhor...


2008 está aí e um jargão usado pela torcida do Corinthians pode ser atribuido pelos 183.987.291 a patria amada" Eu nunca vou te abandonar porque te amo"
Alguns preferem um "relaxa e goza"

Nenhum comentário: