terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Eleições americanas

Não existe coisa mais complicada do que o processo das eleições presidenciais dos EUA. Tudo bem que o presidente da terra do tio sam é o homem mais importante do mundo, mas precisava ser tão complicado?

Em janeiro começam umas disputas dentro do partido para ver quem vai concorrer as eleições! Isso mesmo, uma eleição, para ver quem vai concorrer! E os cidadãos são os que votam. Ou seja, os cidadãos votam em quem eles vão poder votar no fim do ano.

E não são eleições normais, em que todos os estados votam no mesmo dia e quem receber mais votos concorre a presidência. As eleições ocorrem durante meses e, em dias aleatórios, cada estado decide quem indicaria para concorrer ao cargo mais importante do mundo. Ah, e não é quem recebeu mais votos que ganha no estado, no estado de Iowa, os ganhadores são decididos em encontros públicos!

Quanta complicação apenas para ver quem é que vai disputar as eleições.
E as eleições sao tão complicadas quanto. Tanto que em 2000, o democrata Al Gore recebeu mais votos do que o republicano George Bush, mas mesmo assim não foi eleito presidente. Cada estado tem um peso, um certo número de delegados, pois a eleição é decidida por um colégio eleitoral, com 583 membros eleitos, 55 da Califórnia(estado com mais representantes por ter maior população) enquanto Delaware, estado menos populoso, tem 3 representantes.

Por que diabos não conta quem tem mais votos e pronto, como fazem aqui?
Pior, com essas prévias, os canditados do mesmo partido, como Hilary Clinton e Barack Obama, trocam farpas entre si para ganhar votos da população. Porém, no fim do ano, esses que trocaram farpas entre sí terão que se apoiar contra o adversário republicano, provavelmente John McCain.

Agora, os eleitores republicanos votarão também para decidir quem sairá canditado pelos democratas. Eles serão "patriotas" e votarão num canditado melhor para o país ou serão "partidários" e elegerão um canditado pior, que seria mais fácil para seu republicano vencer?

E ainda falam que os complicados são os brasileiros, que vão, votam e quem levar mais voto ganha e pronto!
E o Brasil tem as eleições mais bem organizadas do mundo, 100% informatizada!

Nenhum comentário: